A meta de ciclovias nas estações de transporte em Jacarepaguá será cumprida pela Prefeitura?


Reiteradamente a Prefeitura, em matérias de jornais, em audiência pública e no lançamento oficial do plano cicloviário, assumia a meta de conectar 100% das estações de transporte de média e alta capacidade com ciclovias até 2024 (jornal, site da Prefeitura, fala da secretária de transporte em audiência pública de 2022, Rio TV Câmara…).

Porém, na nossa cidade, até agora muitas estações estão sem ciclovias. Vale citar: estações de BRT do Tanque e estação de metrô do Jardim Oceânico*.1

O projeto da Lei Orçamentária Anual para 2024 enviado para a Câmara Municipal está bem pequeno para ciclovias, colocando apenas 26 Km para a AP 3 e 1,6 Km na AP 2. Na AP 4, mesmo com grande déficit de ciclovia, inclusive em estações de transporte, nada previsto. Já representou uma redução em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias, tirando toda a AP 5 (que estava claramente descrita). Clique aqui para ler o Anexo X (Metas e Prioridades) do Projeto da Lei Orçamentária.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024, no entanto, previa que parte do orçamento deveria ser para a ação 4910 – “sinalização cicloviária, com o objetivo específico de implantar intervenções táticas e ciclofaixas”, com definição de 72 KM para toda a cidade. Esse volume todo seria o suficiente para contemplar locais sem estrutura cicloviária na AP 4 toda, mas tiraram.

Se as estações da nossa região não foram contempladas em 2023, esperávamos que em 2024 fossem. As ciclovias facilitariam a conexão da Freguesia com esses dois modais de transporte (por exemplo, é curto o trajeto de ciclovia possível entre Rio das Pedras e o BRT do Tanque – Estrada de Jacarepaguá + Avenidade Geremário Dantas).

Isso tudo não vai contra somente essa meta da prefeitura até 2024, porém simboliza um esforço insuficiente para a concretização efetiva do Plano Cicloviário. Com um lançamento que deveria ter sido em 2022, adiado para março de 2023, e uma expansão da malha em quase 1.000 quilômetros, deveria ter, em média, aproximadamente, 100 Km por ano de construção de ciclovias ou afins.

Por isso, enquanto há tempo, rogamos a todos os vereadores da Câmara a apoiar o pleito dos moradores e da AMAF: orçamento para ciclovia em Jacarepaguá! Faça emenda e vote a favor das ciclovias na nossa região!

  1. *- Edição: foi-nos alertado que existe sim uma ciclovia ligando a estação de metrô do Jardim Oceânico, falha nossa. Localiza-se na Avenida Afonso de Taunay. Ainda achamos importante conectar com Itanhangá/Rio das Pedras. ↩︎

Deixe um comentário